Pular para o conteúdo principal

Ruptura dos Corpos de Prova

Dando continuidade aos procedimentos da terceira postagem deste blog (Dosagem Racional e Mistura Experimental do Concreto), a equipe TRACON retornou ao Laboratório de Ensaios de Materiais de Construção (LEMC) após 21 dias. Durante este período os corpos de prova ficaram submersos em um tanque com água para realizar o processo de cura,  ficando aptos à realização dos testes de ruptura, com o intuito de se obter o valor da resistência máxima do concreto em estado sólido.

Processo:
Ao ser retirado da água, o corpo de prova teve sua superfície superior cortada e lixada (Vídeo 1), na intenção de que esta ficasse lisa, aumentando a área de contato com a prensa.


Vídeo 1
Fonte: Própria

Imagem 1: Antes de Lixar
Fonte: Própria
Imagem 2: Após Lixar
Fonte: Própria
Então finalmente os corpos estavam prontos para o teste de ruptura (Imagem 3), o qual gerou dados e gráficos (Imagem 4) a respeito da resistência do material, nesse caso o concreto produzido pela equipe.

Imagem 3: Teste de Ruptura
Fonte: Própria


Imagem 4: Dados e Gráfico 
Fonte: Própria

Ao verificar o gráfico, observa-se que os corpos de prova CP1 e CP2  resistiram à 40,41 MPa e 35,26 MPa, respectivamente. O corpo de prova 1 atingiu o esperado teoricamente, já o corpo de prova 2 resistiu um pouco menos, dessa maneira, torna-se evidente que a diferença entre as tensões se deve ao processo de molde do corpo de prova, o qual devido a falta de vibração, não foi retirado as bolhas de ar presente, gerando vazios nos corpos de prova.

Segundo análise, também é possível observar que o concreto não possui deformação elástica, caracterizando-se como um material dúctil.

Teste presenciado por: Ariely Santana Oliveira, Leonardo Sodré, Lucas Fonseca, Maria Luisa Oliveira e Vinicius Andrade.
Escrito por: Maria Luisa Oliveira e Thales Tambuque.
Publicado por: Ariely Santana Oliveira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Processo de Britagem

Com o intuito de entender um pouco mais sobre as etapas envolvidas em alguns departamentos da construção civil este blog trará alguns processos referentes, principalmente, a utilização de agregados e o resultados dos seus produtos como o cimento, concreto e argamassa. Então, para um primeiro estudo falaremos sobre a formação e seleção de alguns agregados graúdos e miúdos até que estes sejam devidamente distribuídos para empresas revendedoras, obras de grande porte e consumidor comum. Isso caracteriza-se como o Processo de Britagem, que é o título da postagem de hoje. Considerada a etapa mais importante do processo de cominuição de minérios, a britagem é a responsável pela quebra de pedras minerais, o que, além de definir o tamanho e formato dos grãos, é essencial para o beneficiamento mineral dos materiais. O processo ocorre da seguinte maneira: 1º Passo: Decape É a retirada do material estéril, deixando o local limpo e adequado para o próximo passo. 2º Passo: Perfuração e...

Caracterização de Agregados

  Na última postagem falamos um pouco a respeito do Processo de Britagem que, de modo geral, retratou como os agregados (britas e areia) são produzidos através do quebra de material rochoso retirado da crosta terrestre.   E, para continuar o estudo, nos foi solicitado a realização dos ensaios de caracterização dos agregados comprados previamente pelos alunos. A prática foi executada no Laboratório de Ensaios em Materiais de Construção (LEMC) do Centro Universitário SENAI CIMATEC, com a supervisão da técnica Lirielma e em acordo com as normas que especificam cada processo realizado e, os processos e resultados encontrados serão retratados no decorrer desse texto.   Os itens solicitados e suas respectivas normas estão relacionados abaixo: Areia Determinação da umidade por secagem em estufa; Distribuição granulométrica (curva granulométrica, dimensão máxima característica e módulo de finura) – NBR NM 248; Massa específica – NBR 9776; Massa unitária no estado...

Dosagem Racional e Mistura Experimental do Concreto

 Através do conhecimento adquirido na aula de Materiais de Construção II, foi possível realizar o processo de Dosagem do Concreto no Laboratório de Ensaios de Materiais de Construção (LEMC) do SENAI CIMATEC. O ensaio foi realizado pelos integrantes da equipe TRACON, com auxílio dos técnicos de laboratório, Lirielma e Flávio, aproveitando os agregados (areia e brita) que já haviam passado pela caracterização (postagem anterior), mas agora utilizando mais dois materiais, o cimento e a água. Solicitações: - Elaboração do traço teórico Calcular um traço de concreto para execução de uma estrutura situada a 50 metros da praia, conforme informações abaixo: ▪ Classe do concreto – C40; ▪ Abatimento do tronco de cone - 140±20 mm; ▪ Utilizar as informações provenientes da caracterização dos agregados (postagem anterior); - Mistura experimental do concreto, ajuste do traço e moldagem dos corpos de prova. Processo  Primeiramente, a equipe teve que realizar cálculos par...